DAS MEI: a guia única de imposto para microempreendedores

221221145215 (2) - Escritório de Contabilidade em Diadema - SP

Compartilhe nas redes!

DAS MEI para prestadores de serviços – Guia completo 

Se tornar um microempreendedor individual ocasiona diversas dúvidas na mente dos empreendedores, principalmente quando falamos do pagamento de impostos o DAS-MEI 

O sonho de muitos prestadores de serviço no Brasil é regulamentar sua empresa, uma forma de fazer isso é abrindo uma Microempresa Individual, algo facilitado na legislação brasileira atual.

O Microempreendedor Individual – MEI é uma categoria criada para formalizar o empreendedor que trabalha por conta própria. Com a formalização, o empreendedor tem acesso a diversos benefícios, como a isenção de alguns tributos e a facilidade de contratar funcionários. 

Para manter a empresa em dia, é necessário realizar o pagamento de impostos, o que gera muitas dúvidas na mente empreendedora. Visto isso, preparamos esse artigo completo para te auxiliar e tirar dúvidas em relação ao DAS MEI, o imposto de guia única pago pelos empreendedores.

O que é DAS MEI

O DAS MEI (Documento de Arrecadação Simplificada de MEI) é um documento criado pela Receita Federal do Brasil para facilitar o cumprimento de obrigações tributárias por parte dos Microempreendedores Individuais (MEIs). 

Esse documento é digital é emitido pela Receita Federal que, além de simplificar o processo de tributação, ajuda os MEIs a acompanhar e controlar o pagamento de contribuições obrigatórias, como o FGTS, em dia e em conformidade com as leis do país. Além disso, o DAS MEI também oferece alguns benefícios financeiros aos empreendedores, como o acesso a linhas de financiamento, incentivos fiscais e isenção de pagamento de algumas taxas, entre outros. 

Dessa forma, o DAS MEI possibilita que os MEIs cumpram corretamente as suas obrigações tributárias, garantindo maior segurança tanto para eles quanto para os seus negócios.

Vantagens de ser MEI

Uma das principais vantagens de se formalizar como MEI é poder contratar funcionários para auxiliá-lo no seu negócio. No entanto, é importante lembrar que o salário do funcionário não pode ultrapassar R$2.000,00 (dois mil reais) mensais.

Para fazer parte dessa categoria, o empreendedor precisa atender alguns requisitos: ser dono de uma microempresa, ter faturamento anual de até R$81 mil reais e exercer uma das atividades permitidas pela Lei Complementar 128/2008.

Outra vantagem é que o MEI tem acesso a crédito com juros menores do que os praticados pelo mercado. Isso acontece porque o Governo Federal oferece linhas de crédito específicas para os microempreendedores individuais.

Para ter acesso a esses benefícios, o empreendedor precisa se cadastrar no Portal do Empreendedor e emitir a Declaração Anual do Microempreendedor Individual (DAS-MEI). A DAS-MEI é um documento obrigatório para todos os MEIs e substitui os documentos fiscais tradicionais, como a Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) e a Declaração Mensal do Simples Nacional (DMS).

Como fazer o pagamento da guia DAS MEI para prestadores de serviço

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) que prestem serviços precisam fazer o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). 

O DAS MEI é a principal obrigação tributária de MEIs. Para realizar este pagamento, é necessário ter em mãos alguns documentos importantes. Algumas dessas informações são a inscrição estadual e o CNPJ, além de informações bancárias como o número da conta e o nome do titular. Uma vez preenchidos com as informações necessárias, o DAS MEI pode ser pago por meio de cartões de crédito, boletos bancários ou pela internet banking. 

O pagamento da guia do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para MEI é fundamental para garantir seus direitos no Brasil. A DAS é necessária para que o trabalhador MEI possa emitir notas fiscais, consultar balanços e informar o fisco sobre o seu trabalho. 

Para te ajudar nesse processo, aqui estão alguns passos que você pode seguir para garantir o pagamento da sua guia DAS MEI:

  1. Acesse o Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual;
  2. Informe o número do CNPJ e clique em “Continuar”;
  3. Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”;
  4. Informe o ano calendário do qual você quer fazer o pagamento;
  5. Selecione a caixinha do mês que deseja pagar e marque na segunda caixinha se tiver recebido benefícios naquele mês completo. Depois clique em “Apurar/Gerar DAS”
  6. Na página seguinte, clique em “Imprimir/Visualizar PDF”

É importante sempre verificar a veracidade do site para não cometer erros e acabar pagando sua guia DAS sem validade para um site fraudulento.

Tenha ao seu lado uma contabilidade eficaz

Conte com quem entende!

Nós podemos te ajudar!

Sendo MEI, você possui menos preocupações fiscais, portanto, a emissão mensal de DAS e tudo o que precisa ser feito pode te trazer diversas dores de cabeça.

Como prestador de serviços, você não precisa disso, ter ao seu lado uma empresa de contabilidade diferenciada, que te ajuda e que realmente entende do assunto, fará toda a diferença e será seu grande diferencial na hora de crescer seu negócio.

Não perca mais tempo, conheça os serviços da Contass!

Somos uma empresa especialista, com muitos anos de mercado e uma equipe preparada para te atender e mostrar todas as soluções contábeis necessárias para o seu e-commerce.

Para isso, basta clicar no link abaixo, informar os seus dados, clicar em “Enviar” e, em poucas horas, um de nossos especialistas entrará em contato!

Ou, caso prefira, clique no ícone do WhatsApp, no canto da tela, e fale com nossa equipe agora mesmo!

Regularize seu MEI agora mesmo!

5/5 - (1 vote)
Summary
DAS MEI: a guia única de imposto para microempreendedores
Article Name
DAS MEI: a guia única de imposto para microempreendedores
Description
Saiba tudo o que é necessário sobre DAS MEI
Author
Publisher Name
CONTASS
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
A escrituração contábil vai ajudar você a entender melhor o…
Cresta Posts Box by CP