Gestão de Contas a Pagar e a Receber: saiba como fazer

Aprenda A Fazer A Gestao De Contas A Pagar E A Receber E Tenha Mais Tranquilidade Em Seu Negocio Blog - Escritório de Contabilidade em Diadema - SP

Compartilhe nas redes!

Aprenda a fazer a gestão de contas a pagar e a receber e tenha mais tranquilidade em seu negócio

Você não sabe como fazer uma gestão de contas a pagar e a receber em seu negócio? Então descubra agora mesmo lendo nosso artigo. Confira!

O sucesso das empresas depende de uma gestão financeira otimizada, que vai além das operações realizadas. 

Os empresários precisam ter um controle efetivo da gestão de contas a pagar e a receber, para que tenham um fluxo de caixa eficiente e possam sobreviver ao mercado competitivo.

Ao conhecer como está o fluxo de contas a pagar e receber, podemos saber de onde vem os recursos, e com isso, realizar um planejamento orçamentário efetivo – o que pode evitar futuros desperdícios ou prejuízos na empresa.

Quer saber como você pode fazer uma gestão efetiva e melhorar a saúde financeira da sua empresa? O processo de contas a pagar e a receber? Então esse artigo vai responder essas perguntas a você.

Role a tela para baixo e confira agora mesmo!

Gestão de Contas a Pagar e a Receber: Descubra como fazer

Contas a pagar e a receber são os valores que ajudam os gestores a controlar a saúde financeira da empresa. 

As contas a pagar são todas as obrigações financeiras, todo o dinheiro que sai da empresa, valores devidos a terceiros como: fornecedores, impostos, água, luz, aluguel, salários e entre outros.

E as contas a receber são definidas como todo o dinheiro que entra na organização, aquelas das vendas de produtos ou serviços feitas para clientes, aluguéis, dentre outros.

Para se obter um equilíbrio financeiro é preciso que as contas a receber sempre sejam maiores que as contas a pagar, tendo assim um saldo positivo no caixa.

Assim,  podendo ajudar no crescimento da empresa, elas  também podem trazer alguns problemas se não forem efetivamente controladas. 

Então, para que tenhamos uma boa gestão de contas a pagar e a receber, podemos seguir as seguintes etapas:

  • Registre todas as movimentações da empresa;
  • Cobre os clientes inadimplentes;
  • Estimule o pagamento antecipado;
  • Gerencie seu estoque;
  • Acompanhe o fluxo de caixa; e
  • Invista em tecnologia.

1 – Registrar todas as movimentações financeiras da empresa

Absolutamente todos os gastos ou recebimentos devem ser registrados, independente do seu valor. 

Baseado no princípio do compliance, sendo este controle a base para várias outras informações da empresa, como:

  • Controle do estoque;
  • Custos por setor;
  • Produtos e serviços com maior venda;
  • Fluxo de caixa; e
  • Ciclo operacional e financeiro.

Para que a estrutura financeira da empresa seja efetiva e confiável é preciso que ela possua duas características: seja automatizada e integrada. 

Pois, quando um processo depende de informações manuais, ele fica mais sujeito a erros, ao ser automatizado.

E quanto mais estiver integrado com os demais setores, mais rápido estas informações estarão disponíveis, o que irá auxiliar em uma tomada de decisões eficiente.

2- Cobre os clientes inadimplentes

Quando o pagamento dos compromissos pelos clientes é atrasado, o impacto é sentido no cumprimento das obrigações da empresa junto aos seus fornecedores. 

O que também prejudica as novas compras por um longo período, sendo assim, a cobrança aos inadimplentes deve ser persistente, mas delicada e oferecendo maneiras viáveis de ser feito o pagamento da dívida. 

É preciso que se invista em treinamentos para os colaboradores que trabalham neste setor, para que a cobrança seja feita a partir de um padrão, sem constranger o cliente, pois o foco é conseguir receber o valor atrasado. 

Para otimizar o contato, deve-se manter uma lista atualizada com os inadimplentes e as principais informações sobre eles, como: número de tentativas de contatos,  acordos efetuados e prazos estabelecidos.

3- Estimule o pagamento antecipado dos clientes

Estimular o pagamento antecipado é uma ótima estratégia para que se consiga um bom fluxo de entradas e evitar a inadimplência dos credores. 

Para tanto é possível oferecer vantagens àqueles que pretendem efetuar o pagamento à vista, o que também pode ser visto como uma forma de fidelizar os clientes e ser visto com bons olhos pelo mercado.

4- Gerencie seu estoque de produtos

Um bom controle do estoque, consiste em liberar as mercadorias por ordem de compra, o que é efetuado para evitar problemas relacionados com produtos com perda de validade e desperdícios.

Além disso, é imprescindível detalhar a data e valor exato da compra, para que seja possível determinar qual a margem de lucro de cada item, sem contar o valor referente ao custo de estocagem dos produtos.

O controle do estoque bem feito, conta com todas as compras registradas, facilitando na hora de efetuar o balanço periódico e a definição dos valores com armazenagem.

5- Acompanhe o fluxo de caixa da empresa

O fluxo de caixa é fundamental para uma gestão de contas a pagar e receber eficiente, pois é através dele que sabemos todas as entradas e saídas de recursos da empresa.

Isso precisa ser controlado periodicamente, mas em algumas organizações menores os gestores acabam fazendo isso em um período de tempo maior, enquanto que as grandes empresas o fazem diariamente.

6- Utilize os centros de custos

Uma forma de efetuar a gestão do contas a pagar e receber mais eficiente é dividindo em centro de custos, podendo ser por filial, setor ou qualquer outro critério, como por exemplo:

  • Logística;
  • Comercial;
  • Administração;
  • Produção; e
  • Marketing.

Desta forma, quando for preciso fazer um levantamento de custos, será possível verificar qual o centro de custos que está com aumento ou redução de gastos. 

E assim, avaliar como será feito um planejamento mais efetivo para estes setores, evitando o desperdício.

7- Invista em Tecnologia

As tecnologias servem para facilitar e otimizar os processos das empresas, com o auxílio delas é possível obter um controle maior das contas a pagar e a receber, existem vários softwares de gestão financeira que podem ser comprados para auxiliar a empresa.

Contass Contabilidade: a parceria que você precisa para realizar uma gestão financeira eficiente

Percebemos com este texto que a gestão de contas a pagar e a receber é de extrema importância para a empresa, pois é por meio dela que poderemos saber como está o fluxo real de recursos financeiros.

Além disso, é possível saber como melhorá-lo, efetuando a cobrança de inadimplentes, estimulando o pagamento antecipado e controlando seus estoques. 

Para que isso aconteça, vale a pena investir na otimização dos processos com o investimento em tecnologia, com softwares de gestão financeira.

Além disso, é de extrema importância contar com os serviços de um escritório de contabilidade especializado e experiente para te ajudar nesse processo, e é por isso que estamos aqui.

Nós, da Contass Contabilidade, contamos com profissionais altamente qualificados e experientes que estão à sua disposição para realizar uma gestão financeira eficiente e de excelência, buscando o crescimento e desenvolvimento da sua empresa.

Quer saber mais sobre como os nossos serviços podem ajudar a sua empresa?

Entre em contato conosco agora mesmo e converse com um de nossos especialistas. 

Até logo!

ENTRAR EM CONTATO!

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Planejamento estratégico 2022: conheça o passo a passo!  Com a…
Cresta Posts Box by CP