Lucro Real – entenda o seu funcionamento de uma vez por todas!

Lucro Real Para Industria Entenda O Funcionamento Desse Regime Tributario Blog - Escritório de Contabilidade em Diadema - SP

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Descubra agora como funciona o Lucro Real e se mantenha em dia com suas obrigações tributárias!

Entender o funcionamento de um regime tributário é essencial para realizar um enquadramento adequado e benéfico para sua indústria

A escolha de um regime tributário certamente é uma das mais importantes para uma indústria, afinal ele é responsável por definir como seu negócio recolherá seus impostos e, inclusive, os valores a serem pagos.

Dessa forma, qualquer escolha impensada pode custar muito caro para o futuro da sua empresa, então é muito importante se atualizar ao máximo quanto às suas especificações antes de tomar uma decisão…

Pensando nisso, elaborados um artigo mais que especial para te auxiliar na compreensão de como funciona um dos regimes mais enigmáticos disponíveis: o Lucro Real.

Portanto, continue conosco até o fim do texto e descubra se ele realmente é a melhor opção para a sua indústria!

Tenha uma excelente leitura!

Lucro Real – como funciona?

Como seu próprio nome deixa a entender, o Lucro Real leva em consideração em sua apuração o valor que de fato a sua indústria obteve como lucro, ou seja, suas receitas menos o valor das despesas.

Dessa forma, serão tributados os impostos IRPJ – Imposto de Renda da Pessoa Jurídica – e CSLL – Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido com referências às seguintes alíquotas:

  • IRPJ – 15% com 10% acrescido no caso de o valor do lucro superar os R$ 20 mil (a segunda alíquota é aplicada à quantia que excede o valor de base);
  • CSLL – pode variar entre 9% e 12%.

Já no caso dos impostos que levam em conta o faturamento e não o lucro real da indústria, serão cobradas as seguintes alíquotas:

  • PIS – 0,65% até 1,65%;
  • COFINS – 3% até 7,6%.

Quem pode fazer parte do Lucro Real?

Agora que vimos como funciona a tributação dos principais impostos do Lucro Real, chegou o momento de saber quem pode fazer parte desse regime.

O primeiro ponto a salientar é que todas as empresas que tenham uma receita bruta que ultrapasse os R$78 milhões devem obrigatoriamente se enquadrar neste regime.

Contabilidade Industria - Escritório de Contabilidade em Diadema - SP

Além disso, outras atividades são obrigadas a fazer parte do Lucro Real, mas, caso a sua indústria não se enquadre nos pontos estabelecidos, ainda assim é possível usufruir das vantagens que ele pode oferecer.

Confira:

  • Tributação mais justa, já que considera apenas o valor que de fato sua indústria lucrou;
  • Em caso de prejuízo, não há a cobrança de impostos;
  • Aproveitamento de créditos do PIS e da COFINS:
  • Maior controle financeiro graças às informações que precisam ser declaradas;
  • Possibilidade de escolher o período de apuração (trimestral ou anual).

Esse regime tributário exige uma gestão financeira precisa…

Como vimos, o Lucro Real pode garantir uma série de benefícios para sua indústria, mas, para aproveitá-los, é preciso entregar o que é exigido.

Isso porque são devidas obrigações acessórias ao optante, já que é preciso avaliar e conferir a lucratividade que sua empresa de fato obteve.

Dessa forma, o Lucro Real acaba sendo deixado de lado por conta dessa complexidade que tende a ocupar tempo e a exigir um alto conhecimento contábil…

Uma contabilidade pode e ajudar a usufruir das vantagens do Lucro Real!

Portanto, a melhor alternativa é contar com o suporte de uma contabilidade que possa te manter em dia com suas obrigações, cuidar das burocracias exigidas por você e, assim, garantir as vantagens do Lucro Real para sua indústria!

Então, não pense duas vezes e conte com o suporte da Contass Contabilidade para assegurar a sua conformidade e, assim, o seu sucesso!

Além disso, não se esqueça de nos acompanhar por aqui para conferir mais dicas que poderão tornar a sua indústria ainda mais bem-sucedida.

Até a próxima!

Mantenha sua empresa em dia com suas obrigações tributárias!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Descubra Agora Mesmo Como Identificar E Solucionar Problemas Na Producao Industrial Blog - Escritório de Contabilidade em Diadema - SP

Problemas na produção industrial – identifique e solucione!

Descubra agora como identificar problemas na produção industrial e como solucioná-los de uma vez por todas! Infelizmente, imprevistos fazem parte da rotina de uma indústria; sendo assim, é essencial saber como contorná-los A rotina dentro de uma indústria é repleta

Saiba Como Funciona A Gestao Compartilhada De Uma Industria Blog - Escritório de Contabilidade em Diadema - SP

Gestão compartilhada: entenda como funciona em indústrias

Saiba o que compõe uma gestão compartilhada e confira 5 benefícios que ela pode proporcionar à sua indústria! Entenda como funciona a gestão compartilhada em uma indústria e se é uma alternativa vantajosa  Com a tecnologia, com a comunicação ampla

Recomendado só para você
Saiba como ter de volta os valores de impostos pagos…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat
Podemos te ajudar?