Índice
Entenda por que você deve digitalizar o seu empreendimento
No artigo de hoje, conversaremos sobre por que sua empresa precisa investir em um e-commerce
Nos últimos tempos, estamos diante de um aumento exponencial no número de e-commerces.
Apesar de essa ser uma tendência que podíamos observar antes desse período, a pandemia veio como catalisador desse crescimento, já que trabalhar online foi a alternativa que muitos gestores tiveram para não ter que encerrar suas atividades com as medidas de enfrentamento ao vírus impostas, em especial o lockdown e o afastamento social.
No artigo de hoje, vamos bater um papo sobre essa estratégia de atuação e sobre se, de fato, ter presença virtual por meio de um e-commerce é uma boa alternativa para sua empresa física.
E então, vamos lá?
O que é um e-commerce?
Também chamado de comércio eletrônico ou virtual, ele pode ser entendido como o uso de ferramentas digitais para a negociação de produtos e de serviços.
Sendo assim, todo o processo de venda ocorrerá por meio de uma ferramenta virtual.
Perceba agora o quão complexo isso pode ser, visto que, para atuar nessa modalidade, não é necessário apenas criar um site, mas também utilizar estratégias de recebimento, de entrega, dentre outras, que funcionem nesse ambiente e que sejam seguras.
Além disso, você não deve preocupar-se apenas com o momento da venda, sobretudo porque o seu cliente poderá ter dúvidas, reclamações ou precisar de diferentes tipos de suporte; logo, é necessário pensar nessas questões.
Nesse contexto, percebemos que o e-commerce é um conceito amplo que envolve, por exemplo, lojas virtuais, marketplaces.
Conheça os principais marketplaces e e-commerces
E por falar em marketplaces, é importante que você saiba que esta pode ser uma excelente alternativa para quem deseja investir em um e-commerce.
Caso você ainda não os conheça, eles funcionam como um shopping virtual no qual se pode expor e vender produtos ou serviços.
Alguns deles são:
Amazon
Marketplace conhecido no mundo todo, os números de acessos mensais em sua plataforma costumam girar em torno dos 176 milhões de visitantes mensalmente.
Americanas
Muito popular no Brasil, fica somente atrás do Mercado Livre (quando se trata de tráfego mensal).
Magalu
Foi uma das primeiras grandes varejistas a utilizar a internet para vender seus produtos e, posteriormente, criou uma plataforma para que outros empreendedores também pudessem expor seus itens. Atualmente, recebe um número bastante grande de visitantes mensalmente.
Mercado Livre
Uma das plataformas mais acessadas por brasileiros, contando com cerca de 300 milhões de usuários em seu cadastro, assim como com expressivas visitas mensalmente.
Shopee Brasil
Marketplace nascido na Ásia, sua chegada é recente em nosso território e é uma plataforma cuja aceitação popular cresce cada vez mais.
Então, como você pode observar, existem várias alternativas para que você possa utilizar a internet para alavancar seus resultados.
Conheça os números do e-commerce
Essa é uma estratégia que tem cada vez mais adesão de empresários, devido, principalmente, aos resultados apresentados pelo setor.
Por exemplo, de acordo com a 44ª edição do Webshoppers, relatório sobre comércio eletrônico, em 2021, no primeiro semestre, as vendas no e-commerce chegaram a alcançar um número de R$ 53,4 bilhões.
Nesse mesmo período, tivemos um incremento de 7% no número de pedidos, os quais conseguiram alcançar cerca de 100 milhões.
Ainda, as compras realizadas por meio de celulares tiveram destaque no período, alcançando uma representação de mais da metade de todo o faturamento.
Conheça as tendências para o setor
Com o surgimento de novas tecnologias, as quais buscam promover maior comodidade para consumidores e melhoria na experiência, existe uma tendência cada vez mais forte de crescimento dos investimentos nessa área e de migração do público.
Exemplo disso é o uso de drones que fazem serviço de entrega, opções de pagamento ainda mais diversificadas, foco na personalização das experiências dos clientes, automatização do atendimento etc.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Contass Contabilidade (@contass.contabilidade)
Qualquer negócio pode ser um e-commerce?
Atualmente, podemos perceber que um número cada vez maior de tipos diferentes de empresas está levando suas atividades ao mundo virtual.
Sendo assim, temos bancos e corretoras de valores que já atuam por meio de sites e de aplicativos, disponibilizando desde abertura de contas à realização de aplicações.
Diferentes tipos de serviços podem ser contratados pela internet, como, por exemplo, estáticos, revisão, ensino, de contabilidade etc.
Lembrando que, tratando-se de serviços, geralmente, o e-commerce funciona apenas como uma etapa, visto que a prestação deverá ocorrer fisicamente.
Porém, quando falamos em venda de produtos, a realidade costuma ser diferente, haja vista ser possível o item ser entregue em diferentes locais, tornando a comercialização de mercadorias, de igual modo, possível no ambiente virtual.
Por que digitalizar seu empreendimento é uma boa ideia?
Então, como vantagens de atuar por meio de um e-commerce, temos os baixos custos que costumam ser envolvidos para desenvolver suas atividades.
Isso porque você não precisará alugar um imóvel para receber seus clientes, marketing digital costuma também ter valores inferiores se comparados ao físico, entre outros motivos.
Nesse contexto, é essencial lembrar que existem algumas modalidades cujo estoque não é necessário, como acontece no dropshipping.
Nele, a empresa precisa se preocupar apenas em realizar a venda; a guarda e o envio dos itens são feitos pela empresa que está sendo representada.
Dessa forma, caso você leve o seu empreendimento à internet e deseja atuar nessa modalidade, a estratégia de marketing e de administração dos clientes poderá ficar com um terceiro, deixando você mais livre para lidar com outros aspectos do seu negócio.
Além disso, ao atuar no e-commerce, você poderá atender a um maior número de clientes, facilitando o aumento do seu faturamento e contribuindo para tornar sua empresa mais lucrativa.
Qual o melhor momento para investir em um e-commerce?
Sendo assim, é importante entender que não existe um momento certo para começar a trabalhar por meio de um e-commerce.
O ideal é você entender o seu negócio atual, verificar se, de fato, levar sua empresa para a internet trará vantagens ao seu estabelecimento, entender onde seus potenciais clientes estão nesse ambiente, identificar quais estratégias que deverão ser adotadas para estar mais perto do seu público, qual o investimento será necessário, etc.
Foque no planejamento, além de entender com o máximo de detalhamento sobre a realidade do seu negócio nesse momento, estude também os resultados de outras empresas que apostaram em negociar na internet e quais estratégias utilizaram para isso.
Seguir essas dicas permite que você se prepare melhor para possíveis dificuldades e aumentam as chances de sucesso em sua decisão.
Quais outros cuidados que você precisa ter ao implementar o seu e-commerce?
Além, é claro, de buscar entender esse novo contexto no qual você pretende atuar, é importante levar em consideração que, assim como empresas físicas, será necessário cumprir uma série de burocracias ao atuar no e-commerce.
Emitir notas fiscais, pagar impostos, enviar declarações, registrar colaboradores e elaborar relatórios contábeis são apenas algumas delas.
Descuidos nessa área podem trazer sérios prejuízos, desde o pagamento de multas e de juros até mesmo a ter que responder a algum processo de sonegação fiscal.
Sendo assim, o ideal é contar com apoio especializado, de profissionais que entendam não apenas as burocracias que o seu estabelecimento deve cumprir, mas também que saibam elaborar relatórios os quais farão você compreender a realidade do seu empreendimento e dar suporte à interpretação dos seus números.
Contass: vamos ajudar você a simplificar sua estratégia de presença digital
Como pudemos perceber, atuar como e-commerce é uma tendência que vem sendo seguida por diferentes tipos de empresas – devido, principalmente, às suas vantagens.
Além disso, não existe um momento certo para adotar essa estratégia, sendo necessário conhecimento adequado do seu negócio e do momento em que ele se encontra.
É importante acrescentar a necessidade de você levar em consideração aspectos burocráticos que precisam ser cumpridos pela sua empresa ao investir em um e-commerce.
Logo, contar com a ajuda de especialistas é uma estratégia inteligente, recomendada para quem deseja evitar problemas futuros e, ainda, ter apoio para tomar decisões levando em consideração particularidades do negócio.
Então, é oportuno lembrar que nós, da Contass, somos especializados em e-commerce e estamos preparados para dar o suporte de que você precisa para atuar da maneira correta, de acordo com o que manda a lei e com foco na melhoria contínua da sua lucratividade.
Contamos com uma equipe altamente qualificada, selecionada criteriosamente, preparada para auxiliar você na gestão do seu empreendimento, inclusive ao levar sua empresa a operar no ambiente virtual.
Convidamos você a entender melhor sobre as vantagens de contar com o nosso suporte; para isso, basta apenas clicar no ícone do WhatsApp presente em sua tela e falar com um de nossos especialistas.
Queremos fazer parte do sucesso do seu empreendimento!
Contratar um profissional para auxiliar a minha empresa a operar em ambiente virtual!