Comparativo CLT x MEI x PJ simples x PJ Lucro presumido

Comparativo Clt X Mei X Pj Simples X Pj Lucro Presumido Blog (1) - Escritório de Contabilidade em Diadema - SP

Compartilhe nas redes!

Entenda como fazer o comparativo CLT x MEI x PJ simples x PJ Lucro presumido

No artigo de hoje vamos ajudar você a realizar o comparativo CLT x MEI x PJ simples x PJ Lucro presumido. Leia, atualize-se e faça escolhas inteligentes!

É crucial compreender que estabelecer um CNPJ próprio nem sempre será apenas uma decisão sua, nesse sentido, realizar um comparativo entre comparativo CLT x MEI x PJ Simples Nacional x PJ Lucro Presumido ajuda você a ter mais segurança ao fazer suas escolhas quanto ao tema.

A burocracia e os impostos envolvidos na contratação de um funcionário com contrato assinado podem fazer com que a empresa gaste o dobro do salário seu colaborador, reduzindo seu salário se você estiver empregado como um CLT e isso, paralelo ao fato de que muitos estão achando no empreendedorismo a oportunidade de realizar seus sonhos e ser melhor remunerado por isso, está fazendo com que muitos prefiram atuar por meio de CNPJ.

Sendo assim, fique com a gente até o final e saiba mais sobre o comparativo entre comparativo CLT x MEI x PJ Simples Nacional x PJ Lucro Presumido.

O que é regime CLT?

A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) define as regras das relações de trabalho no Brasil e especifica como o emprego deve funcionar. É um dos marcos mais significativos na história brasileira e na defesa dos direitos trabalhistas. 

Ela regula as relações trabalhistas entre empregados e empregadores, mas também serve para unificar as diversas leis trabalhistas que existiam nas décadas de 1930 e 1940. 

Ao trabalhar por meio desse regime é necessário atender todas obrigações nela presentes.

O que é um MEI?

Um MEI é um profissional autônomo que opera como uma microempresa. Quando você se registra como um, recebe um CNPJ, que é um identificador único. 

Você pode abrir uma conta bancária, solicitar empréstimos e emitir faturas, além de estar sujeito às mesmas obrigações e direitos que qualquer outra pessoa jurídica. 

Contudo existem várias regras que devem ser atendidas para se tornar um MEI, faturar até R$ 81.000,00 anualmente é uma delas.

Dominar esse conceito facilita o comparativo CLT x MEI x PJ Simples Nacional x PJ Lucro Presumido.

PJ Simples Nacional

O regime do Simples Nacional, estabelecido pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, é um regime de cobrança, arrecadação e fiscalização de impostos aplicável às Micro e Pequenas Empresas. 

É administrado por um Comitê Gestor composto por oito pessoas físicas: quatro da Receita Federal do Brasil (RFB), dois dos Estados e do Distrito Federal, e duas dos Municípios.

Todas as entidades federadas (Sindicatos, Estados, Distritos Federais e Municípios) estão envolvidas. 

Para se inscrever no Simples Nacional, você deve satisfazer às seguintes condições: ser uma micro ou pequena empresa; atender aos requisitos estatutários; e se inscrever no programa. 

O que é PJ Lucro Presumido?

O Lucro Presumido, por outro lado, é calculado com base em uma abordagem simplificada, a fim de facilitar o cálculo do IRPJ e da CSLL. 

Uma margem de lucro específica é calculada com base na atividade da empresa, com uma base pré-estabelecida. 

Assim, não é necessário calcular o lucro efetivamente obtido em sua atividade, com exceção de certas situações. 

Comparativo CLT x MEI x PJ Simples Nacional x PJ Lucro Presumido: qual o melhor?

Para realizar o comparativo CLT x MEI x PJ Simples Nacional x PJ Lucro Presumido é importante ter em vista vários aspectos diferentes como, por exemplo, ramo de atividade que você irá atuar, objetivos ao operar, bem como questões ligadas ao custo.

A tabela abaixo pode ajudar você a simplificar essa tarefa, contudo é importante lembrar que contar com apoio de quem entende é uma decisão inteligente que vai simplificar bastante o seu processo de tomada de decisão:

CUSTO DE CONTRATAÇÃO

Custo de contratação - Escritório de Contabilidade em Diadema - SP
Fonte: Utilitários

Contass: suporte especializado para ajudar no seu crescimento

Como a gente pode perceber, realizar o comparativo CLT x MEI x PJ Simples Nacional x PJ Lucro Presumido é importante.

Contudo, existem muitas particularidades que devem ser consideradas para que você possa saber qual é, de fato, a melhor alternativa, quer vá contratar o profissional nessa modalidade ou mesmo que você esteja escolhendo uma forma de atuar.

Nós, da Contass, somos uma contabilidade que entende desse assunto e vamos ajudar você a fazer escolhas inteligentes.

Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e conheça as vantagens de contar com o nosso apoio!

Preciso de ajuda para escolher a melhor forma de atuar ou contratar!

5/5 - (2 votes)
Summary
Comparativo CLT x MEI x PJ simples x PJ Lucro presumido
Article Name
Comparativo CLT x MEI x PJ simples x PJ Lucro presumido
Description
Entenda como fazer o comparativo CLT x MEI x PJ simples x PJ Lucro presumido. Leia o artigo que preparamos e confira!
Author
Publisher Name
Contass
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Você precisa se preocupar!!! Você sabia que sua Empresa no…
Cresta Posts Box by CP