Encargos sociais – quais deles clínicas e consultórios médicos devem pagar aos funcionários?

221220101424 (2) - Escritório de Contabilidade em Diadema - SP

Compartilhe nas redes!

Encargos sociais – quais deles clínicas e consultórios médicos devem pagar aos funcionários? 

As clínicas e consultórios médicos são responsáveis por diversos encargos sociais que devem ser pagos aos funcionários. Conheça os principais 

Embora a burocracia não seja nada divertida, é uma parte inevitável da vida das empresas. Os encargos sociais são alguns dos mais importantes para os proprietários de clínicas e consultórios médicos. Porém, qual deles deve os proprietários destes estabelecimentos incluir na sua lista de contas a pagar?

Neste artigo, discutiremos quais encargos sociais os proprietários de clínicas e consultórios médicos devem pagar, para que possam tomar decisões informadas e ter certeza de que cumprirão todas as obrigações legais.

Acompanhe!

Conheça mais sobre a gestão correta em clínicas e consultórios, veja também:

Entenda porque ter atenção aos encargos sociais 

A Consolidação das Leis Trabalhistas especifica todos os valores a serem pagos aos colaboradores de uma empresa. Quando se trata dos encargos sociais, estes são benefícios adicionais e não compensação imediata, pois são separados do que eles ganham com o trabalho, ou seja, diferem dos salários.

Os pagamentos destinam-se a atender às necessidades dos trabalhadores. Se você possui uma organização e tem contratos de trabalho ativos, este é um conceito que você deve aprender mais sobre.

Empregar alguém envolve muito mais do que simplesmente dar um salário. Empregar alguém, com base nos mandatos da lei, gera encargos sociais que devem ser pagos mês a mês pelo proprietário da empresa.

Assim, para evitar penalidades, é necessário calcular corretamente a folha de pagamento, requerendo uma compreensão completa dos impostos e encargos sociais que a acompanham. 

Conheça os principais encargos sociais 

INSS

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) é o imposto que garante os direitos do trabalhador a obter a ajuda necessária em termos de assistência médica, seguro e previdência social. 

Caso o empregado segurado precise, o INSS lhe proporcionará benefícios de doença, desemprego ou maternidade. Além disso, quando o trabalhador não tiver mais capacidade de trabalhar, ele poderá receber um fundo de aposentadoria como resultado de sua contribuição ao INSS.

FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem a finalidade de salvaguardar os funcionários que foram demitidos sem justa causa. Todos os meses, o empregador deposita o FGTS em uma conta aberta em nome do funcionário na Caixa Econômica Federal. 

O FGTS só pode ser acessado em determinadas situações: compra de casa, pagamento de empréstimos, aposentadoria, demissão e graves problemas de saúde, são algumas das ocasiões.

IRRF

Qualquer pessoa que tenha um acordo em vigor terá a dedução do Imposto de Renda diretamente de seu salário. A responsabilidade por esta dedução recai sobre o empregador.

RAT

O Risco Acidental de Trabalho (RAT) é um sistema de pagamento que cobre acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho dos funcionários. A quantia de dinheiro que as empresas precisam pagar depende de quão perigoso o trabalho é. As organizações com as funções menos perigosas precisam contribuir com 1% do salário mensal de seus trabalhadores; os locais de trabalho de risco médio precisam pagar 2%; e as organizações com empregos altamente perigosos têm que contribuir com 3%.

A Contass Contabilidade oferece apoio para cuidar do seu departamento pessoal 

Para os proprietários de clínicas e consultórios médicos, é essencial compreender quais encargos devem ser pagos. Esse conhecimento permitirá que eles tomem decisões informadas e cumpram todas as obrigações legais, evitando problemas na gestão da folha de pagamento.

A Contass Contabilidade é uma empresa especializada em Contabilidade para Clínica e Consultórios e Serviço de Departamento Pessoal

Temos diversos serviços que podem ajudar sua clínica ou consultório médico a seguir as normas vigentes em relação aos encargos sociais. 

Conte conosco para cuidar do seu departamento pessoal!

CLIQUE AQUI E CONTE COM O APOIO DE UM ESPECIALISTA

5/5 - (1 vote)
Summary
Encargos sociais - quais deles clínicas e consultórios médicos devem pagar aos funcionários?
Article Name
Encargos sociais - quais deles clínicas e consultórios médicos devem pagar aos funcionários?
Description
Além dos salários, as empresas devem ter atenção aos encargos sociais devidos aos seus funcionários - conheça agora os encargos que clínicas e consultórios devem pagar
Author
Publisher Name
CONTASS
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Atualizado em março de 2023. Confira maneiras eficientes para reduzir…
Cresta Posts Box by CP