Saúde financeira da clínica: como controlar os orçamentos do consultório?

Veja Como Ter Um Controle Blog - Escritório de Contabilidade em Diadema - SP

Compartilhe nas redes!

Veja como ter um controle orçamentário e mantenha a boa saúde financeira do seu consultório

Qualquer empresa, independentemente de seu setor, deve ter um controle orçamentário efetivo. A saúde financeira é fundamental para que uma empresa mantenha suas contas atualizadas e suas operações funcionando sem sobressaltos. 

A administração do orçamento de uma clínica ou consultório médico é fundamental para o sucesso do estabelecimento e para a rentabilidade de seus proprietários. 

Deve ser algo tratado estrategicamente, envolvendo fornecedores, funcionários e soluções tecnológicas. Os gerentes médicos, entretanto, frequentemente não têm a experiência necessária para otimizar o aspecto financeiro de seus negócios. 

Aqui estão algumas indicações importantes sobre o tema. Confira-as! 

Como controlar os orçamentos do consultório?

Discutiremos as melhores práticas de gestão financeira que devem ser seguidas em todas as organizações. Vamos discutir a gestão orçamentária! 

1. Monte um bom planejamento

É crucial planejar corretamente antes de iniciar um processo orçamentário a fim de alcançar o sucesso. Por exemplo, o planejamento financeiro inclui estimar os recursos, estudar como eles serão alocados e tomar outras decisões significativas antes de tomar medidas.

Neste momento, certos aspectos como: avaliação da situação atual da empresa e as previsões do cenário; o estabelecimento de metas financeiras alinhadas com a estratégia da empresa; a identificação das atividades que serão implementadas e que ajudarão a empresa a alcançar seus objetivos; o monitoramento dos resultados e alterações são cruciais. 

Os gerentes revisam o que tem funcionado bem ao longo do tempo e fazem alterações nas iniciativas a fim de cumprir os objetivos que foram estabelecidos no planejamento. 

2. Otimize a sua rede de fornecedores

Ter uma rede abrangente de fornecedores – desde corporações de material de escritório até aquelas que criam dispositivos médicos e medicamentos – pode melhorar a gestão orçamentária no local de trabalho. 

Ter um relacionamento de longo prazo com seus fornecedores permite renegociar contratos e pagamentos, bem como adquirir itens que se adaptem às suas necessidades. 

3. Atente-se aos contratos 

Não deixe de ler todos os contratos que a prática tem com prestadores de serviços, tais como telefone, planos de saúde, etc. 

Se você notar que a maioria dos pacientes está sendo contatada através do WhatsApp, por exemplo, e você tem um plano telefônico que lhe dá um certo número de minutos, você deve solicitar um plano mais barato, por exemplo. 

4. Otimize seu fluxo de caixa 

Todo consultório médico deve ficar de olho no fluxo de caixa. Quando os pacientes pagam por uma consulta ou planos de saúde pagam por procedimentos, o fluxo de caixa deve ser cuidadosamente documentado. 

O mesmo vale para despesas como energia, água, telefone, internet e até mesmo pequenas despesas do dia-a-dia, como reparos de infra-estrutura ou reparos de equipamentos. 

5. Tenha atenção ao controle de estoque 

O controle de estoque é vital para evitar desperdícios e gastos desnecessários. Os medicamentos têm datas de validade, portanto evite descartá-los se você não os usar! Lembre-se de evitar comprar muitos itens ou usar produtos que você comprou recentemente, deixando os antigos para apodrecer no estoque. 

6. Utilize um bom software de gerenciamento empresarial

Usar papel e planilhas para administrar as finanças de sua clínica é coisa do passado. Hoje, a tecnologia oferece inúmeros sistemas de gerenciamento que são muito mais práticos e fáceis de usar, dando aos clientes e funcionários um acesso mais fácil às informações. 

7. Não esqueça da assessoria contábil 

Uma consultoria contábil dedicada à contabilidade das práticas médicas é como um médico que se preocupa com a saúde de seus pacientes. 

A consultoria contábil e financeira, portanto, é um suporte crítico que pode ajudar a evitar erros e evitar situações que possam resultar em multas para a empresa.

Confira alguns artigos sobre gestão que podem ser do seu interesse.

Contass Contabilidade, auxílio para seu consultório 

Oferecemos um auxílio especializado para Clínica e Consultórios, com serviços completos em Assessoria Contábil para que seu consultório possa ter total controle sobre a parte orçamentária e demais aspectos necessários para manter a saúde financeira.

Então, deixe-nos saber como podemos te ajudar, entre em contato!

AQUI, VOCÊ TEM APOIO PARA MANTER O ORÇAMENTO EM SEU CONSULTÓRIO BEM GERIDO!

5/5 - (1 vote)
Summary
Saúde financeira da clínica: como controlar os orçamentos do consultório?
Article Name
Saúde financeira da clínica: como controlar os orçamentos do consultório?
Description
Veja como ter um controle orçamentário e mantenha a boa saúde financeira do seu consultório. Confira mais informações!
Author
Publisher Name
Contass Contabilidade
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Veja o que fazer caso o estabelecimento comercial não entregue…
Cresta Posts Box by CP