5 dicas-chave para um bom gerenciamento financeiro do seu comércio

5 Dicas Fundamentais Blog - Escritório de Contabilidade em Diadema - SP

Compartilhe nas redes!

Gerenciamento financeiro: como fazer de forma eficaz em seu comércio?

Com estas dicas, você será capaz de realizar um melhor gerenciamento financeiro em seu comércio para que possa se concentrar no crescimento de seus negócios.

Seu negócio é seu maior patrimônio – e é também seu mais vulnerável. Se você não o protege, ele pode ser perdido em um piscar de olhos. 

Há muitas coisas que você pode fazer para proteger seu negócio, e realizar um bom gerenciamento financeiro é uma das principais.

Entretanto, sabemos que administrar as finanças é um dos principais desafios dos empreendedores.

Por isso, preparamos cinco dicas fundamentais que o ajudarão a administrar melhor suas finanças, a fim de que você possa se concentrar no crescimento de seu negócio e operar em sua melhor versão. Confira!

Veja também:

1) Tenha um bom planejamento estratégico

Quando se trata de administrar suas finanças, você precisará de um bom planejamento estratégico. 

Ter uma compreensão clara de onde você está agora, onde você quer estar no futuro e como você vai chegar lá lhe permitirá realizar um efetivo gerenciamento financeiro em seu comércio.

O planejamento estratégico lhe permitirá identificar tendências e oportunidades financeiras, enquanto desenvolve um plano financeiro alinhado com seus objetivos comerciais.

2) Mantenha um controle diário de seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o sangue vital de qualquer negócio, por isso é importante manter um controle diário dessa importante ferramenta de gestão financeira.

Saber quanto dinheiro entra e sai diariamente de seu negócio lhe permitirá fazer os ajustes que forem necessários. Você poderá ver quando tiver grandes despesas chegando, o que lhe dará tempo para planejar e encontrar maneiras de pagar por elas. 

Por exemplo, se você estiver esperando um grande pagamento de um cliente, você pode usar esse dinheiro para pagar uma despesa futura. Ou, se você tiver uma grande despesa a caminho, você pode planejar o pagamento em parcelas ao longo do tempo para evitar que seu fluxo de caixa seja prejudicado.

3) Investir no gerenciamento efetivo de custos

A gestão de custos é um aspecto importante da gestão financeira, portanto trata-se de uma prática que todo empreendedor deve realizar, mas que muitos acabam ignorando.

Ao realizar o gerenciamento de custos em seu comércio, você poderá reduzir seus custos gerais de negócios, compreendendo quais são seus custos comerciais, quais podem ser reduzidos e/ou cortados e quais não. 

Os custos comerciais podem ser agrupados em quatro categorias:

  • Custos diretos: são custos que podem ser rastreados a um projeto ou atividade, como a compra de estoque para um trabalho específico.
  • Custos indiretos: são aqueles que não podem ser atribuídos a um projeto ou atividade específica – como seu aluguel e serviços públicos. 
  • Custos fixos: são aqueles que não mudam dependendo do nível de produção, como os salários de seus funcionários.
  • Custos variáveis: são aqueles que mudam de acordo com o nível de produção, como o custo dos materiais necessários para um trabalho.

4) Contar com um planejamento financeiro efetivo

Uma vez que você tenha uma ideia clara dos custos de seu negócio, você vai querer construir um planejamento financeiro para que possa ficar de olho em suas finanças.

A construção de um planejamento financeiro o ajudará a manter suas finanças sob controle. Desta forma, você poderá ver para onde o dinheiro está indo, de onde ele vem e ter uma ideia clara de onde você está financeiramente. 

Um planejamento financeiro é uma ferramenta muito importante para as empresas, e pode ser usado para administrar suas metas de curto e longo prazo. Ele mostra a quantidade de receita que uma empresa espera trazer e como ela planeja utilizar seus recursos de forma estratégica.

5) Entenda a diferença entre lucro e faturamento

O faturamento pode ser definido como o valor total que o seu comércio arrecadou com a venda dos seus produtos em um determinado período. É através do faturamento que se calcula o valor que a sua empresa deverá pagar em impostos.

Já o lucro é dividido em duas partes, em lucro bruto e lucro líquido.

  • Lucro bruto: consiste no resultado do faturamento do seu comércio através da subtração de todos os custos variáveis.
  • Lucro líquido: consiste no resultado da diferença entre o faturamento e os custos fixos e variáveis.

Esse conhecimento é fundamental para  mensurar lucros e prejuízos, projetar o crescimento do seu comércio, etc.

Para saber mais, confira o artigo que preparamos sobre o assunto:

6) Acompanhe os resultados de seu negócio

O acompanhamento dos resultados de seus negócios lhe dará uma boa ideia de como estão suas finanças e se suas estratégias operacionais, comerciais e financeiras estão funcionando bem. 

Isto o ajudará a identificar e compreender quaisquer desafios ou questões que possam surgir no futuro, para que você possa tomar medidas para enfrentá-los e melhorar sua situação financeira. 

O acompanhamento de seus resultados também permitirá que você faça ajustes em seus negócios, se necessário – como a redução de custos se houver um déficit na receita. 

Se você estiver usando um software de gestão empresarial, poderá acompanhar seus resultados financeiros e usar essas informações para fazer os ajustes necessários. 

Desta forma, você poderá ver como seu negócio está progredindo e usar essas informações para fazer melhorias e realizar um melhor gerenciamento financeiro em seu comércio.

Dica bônus: conte com a ajuda dos especialistas contábeis da Contass

Finalmente, você deve saber que os profissionais especializados da Contass Contabilidade estão aqui para ajudá-lo em todos os aspectos do gerenciamento financeiro do seu comércio.

Com a nossa assessoria contábil, vamos ajudá-lo a obter o controle de suas finanças, desenvolver previsões eficazes de fluxo de caixa e colocá-lo em um caminho para o sucesso a longo prazo. 

Também vamos ajudá-lo na implementação de sistemas de contabilidade que são adaptados especificamente às necessidades do seu comércio. 

Portanto, não hesite em contar com o suporte dos nossos especialistas contábeis. Entre em contato agora mesmo!

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR UMA GESTÃO FINANCEIRA EFETIVA E LUCRATIVA EM SEU COMÉRCIO!

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Como escolher o escritório contábil ideal para a sua empresa…
Cresta Posts Box by CP