Planejamento tributário: o guia que ajudará você a realizá-lo em sua empresa!

Guia Para A Montagem De Um Bom Planejamento TributÁrio Blog - Escritório de Contabilidade em Diadema - SP

Compartilhe nas redes!

Entenda como realizar um planejamento tributário eficiente em seu negócio

Saiba o que deve ser considerado para elaborar um planejamento tributário que funcione, em seu empreendimento.

O planejamento tributário é uma ferramenta que tem ajudado muitas empresas que atuam na área comercial a terem mais economia.

Todavia, nem todos gestores conhecem o que, de fato, é esse estudo e como uma empresa pode se beneficiar dele.

Sabendo disso, no artigo de hoje, separamos dicas importantes as quais vão ajudar você entender mais sobre do que se trata essa ferramenta e por que usá-la em seu comércio é uma estratégia inteligente.

Por que lidar com tributos no Brasil é um grande desafio?

Empresários bem sabem que abrir uma empresa em nosso país não é tarefa fácil.

Se não bastasse todos os obstáculos relacionados ao próprio mercado, como concorrência e comportamento volátil de clientes, por exemplo, ainda temos a questão ligada aos impostos.

Existe um número variado de tributos, leis que tratam sobre o assunto as quais nem sempre são claras, levando até mesmo quem é da área do direito a sentir dificuldade em sua interpretação ao se deparar com sua aplicação em um determinado contexto, além de uma carga tributária que contribui, por vezes, para comprometer os resultados e competitividade do negócio.

Ou seja, é comum que boa parte dos lucros do empreendimento seja direcionado para pagar tributos.

Ainda, atender às exigências legais sobre o assunto consiste em uma obrigação, dessa forma, cumpri-la não é algo facultativo.

Quando uma empresa não recolhe seus tributos no prazo estipulado, não envia declarações com informações corretas, não faz o registro em órgãos fiscalizadores, fica exposta desde ao pagamento de multas até mesmo a ter de responder pelo crime de sonegação fiscal ou crime contra a ordem tributária.

Nesse sentido, o planejamento tributário vem para auxiliar você a fazer escolhas inteligentes, as quais representem economia para sua empresa e, ainda, facilita o cumprimento da legislação.

Sendo assim, no próximo tópico a gente vai entender o que, de fato, é essa ferramenta, mas antes aproveite para conhecer alguns artigos que vão ajudar sua gestão a ser mais eficiente:

O que é o planejamento tributário?

Planejamento tributário consiste, em linhas gerais, em um estudo que é feito com o propósito de se entender quais as melhores alternativas existentes  para uma empresa, relacionadas à legislação tributária.

Uma atividade bastante comum quando ele é realizado consiste na projeção dos resultados, tendo como base os números anteriores do negócio ou mesmo resultados de outros empreendimentos que possuam características semelhantes, para que se calcule os tributos nos diferentes regimes permitidos para o empreendimento recolher seus impostos.

Isso é feito principalmente quando se tem o objetivo de identificar aquele que irá resultar em maior economia para o estabelecimento.

Contudo, perceba que ele vai muito além de escolher o regime tributário ideal para o seu negócio.

Essa análise se preocupa também em identificar, por exemplo, benefícios fiscais que o seu negócio possa aderir e que traga interesse à sua empresa.

Quais as vantagens que o planejamento tributário proporciona a um comércio?

Um dos grande benefícios trazidos por essa ferramenta consiste em auxiliar empresas a evitar que seu dinheiro seja gasto desnecessariamente com tributos.

Com a ajuda do planejamento tributário, é possível pagar apenas o que é preciso para se estar em dia junto ao Estado.

Por meio dele, sua empresa da área comercial também consegue estar em dia com mais facilidade junto ao Fisco.

Note que, para ele ser realizado é preciso que o profissional faça o levantamento de toda legislação ligada à tributação que a empresa precisará cumprir em diferentes cenários.

Ao fazer isso, é possível saber quais as exigências que devem ser cumpridas em seu dia a dia.

Como elaborar o planejamento tributário da forma adequada? Um guia para gestores de empresas comerciais

Para elaborar o planejamento tributário, primeiramente é preciso ter um conhecimento amplo e profundo da legislação.

Isso significa dizer conhecer os tributos que incidem sobre diferentes tipos de empresas, quais os diferentes regimes tributários, situações nas quais é possível que um empreendimento possa ou não recolher os impostos por um determinado empreendimento, etc.

Feito isso, o profissional deverá entender como se dá o funcionamento do estabelecimento, ou seja, precisa ter familiaridade com o mercado e fatores que possam comprometer seus resultados.

Isso é importante, pois empresas que têm vendas sazonais poderão ter variações muito grandes no faturamento em determinadas épocas do ano, por exemplo, e isso irá repercutir na apuração de impostos.

De posse dessas duas informações, deve-se realizar as projeções e analisar o peso tributário em cada um dos regimes, considerando, inclusive, estratégias cujo uso é permitido pela lei.

Lembre-se que toda ação ligada ao planejamento tributário precisa ter total respaldo legal, caso contrário você poderá ter, no futuro, sérios problemas com o Estado.

Por que é fundamental ter apoio especializado?

Ao estar à frente de uma empresa comercial, dar atenção aos seus tributos é fundamental, pois, por um lado, você não vai querer ter problemas ligados ao não cumprimento da legislação e, por outro, não é interessante ver os lucros do seu negócio serem direcionados aos cofres públicos.

Como se trata de um tema complexo, o ideal é você contar com apoio especializado, de quem conhece a legislação referente a esse assunto e também conhece a realidade da sua empresa.

Fazer isso permitirá maior proteção contra riscos relacionados ao assunto e uso eficiente dos valores da sua empresa.

No link abaixo, você conhecerá quem pode ajudar nessa tarefa:

Contabilidade especializada em tributos

Contass: o apoio que sua gestão precisa para ter mais controle sobre suas finanças

Chegando ao fim do nosso material, a gente pode perceber como o planejamento tributário pode ajudar uma empresa a ter mais economia de tributos e facilitar o atendimento à legislação.

Todavia, para que você possa ter mais segurança ao realizá-lo em seu negócio, é imprescindível contar com a ajuda de quem entende.

Nós, da Contass, temos a expertise necessária para ajudar você a lidar com os tributos do seu negócio da maneira adequada.

Temos a expertise necessária para ajudar sua empresa a estar em plena conformidade junto ao Estado.

Clique no botão abaixo, converse com a gente e conheça de perto os benefícios de contar com o nosso suporte.

Preciso de ajuda para lidar com minhas obrigações junto ao fisco

5/5 - (1 vote)
Summary
Planejamento tributário: o guia que ajudará você a realizá-lo em sua empresa!
Article Name
Planejamento tributário: o guia que ajudará você a realizá-lo em sua empresa!
Description
Entenda como realizar um planejamento tributário eficiente em seu negócio. Leia o nosso artigo e entenda mais sobre o assunto!
Author
Publisher Name
Contass Contabilidade
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Controle de investimentos para empresas - como tomar boas decisões…
Cresta Posts Box by CP