Como fazer lançamento de nota fiscal de prestador de serviço

Como Fazer O Lançamento De Notas Fiscais Corretamente - Escritório de Contabilidade em Diadema - SP

Compartilhe nas redes!

Como fazer o lançamento de notas fiscais corretamente?

Você sabe como fazer o lançamento de notas fiscais corretamente? Neste artigo, aprenda tudo o que é necessário sobre esse processo!

Antes de tudo, se você é um prestador de serviços, ou profissional autônomo, uma de suas obrigações é o lançamento de nota fiscal. 

Ademais, fazer isso é uma atividade essencial para os profissionais que querem manter a contabilidade em dia e evitar problemas com o Fisco. 

No entanto, realizar esse processo significa resolver burocracias e complexidades, e essa tarefa não é simples.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é o lançamento de notas fiscais, quais são os tipos de notas fiscais que existem e como emiti-las e registrá-las.

Acompanhe!

O que é o lançamento de nota fiscal?

Em suma, o lançamento de notas fiscais é o ato de registrar as informações das notas fiscais emitidas pelos prestadores de serviços em um sistema contábil ou fiscal. 

Esse registro permite que o prestador de serviços controle receitas, despesas, impostos e obrigações acessórias, além de facilitar a prestação de contas ao Fisco.

Desse modo, o lançamento de notas fiscais deve ser feito sempre que o prestador de serviços emitir uma nota fiscal para um cliente, sendo eletrônica ou não. 

Entenda melhor sobre a emissão de NF-e:

Quais são os tipos de notas fiscais para prestadores de serviços?

Em síntese, existem diferentes tipos de notas fiscais para prestadores de serviços, dependendo do regime tributário, da atividade exercida e do município onde o serviço é prestado. 

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Essencialmente, a NFS-e é um documento digital que substitui a nota fiscal impressa emitida e armazenada eletronicamente pela prefeitura do município onde o serviço é realizado. 

Além disso, tem validade jurídica e serve como comprovante da prestação do serviço e do recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS).

Nota Fiscal Avulsa (NFA)

Em resumo, a Nota Fiscal Avulsa é um documento impresso que pode ser emitido por prestadores de serviços que não possuem inscrição municipal ou que não estão obrigados a emitir NFS-e. 

O documento serve como comprovante da prestação do serviço e do recolhimento do ISS, mas tem validade limitada e pode ser substituída pela NFS-e a qualquer momento.

Nota Fiscal Conjugada (NFC)

Por fim, a Nota Fiscal Conjugada, um documento impresso que pode ser emitido por prestadores de serviços que também vendem produtos ou mercadorias junto com o serviço. 

A NFC serve como comprovante da prestação do serviço e da venda do produto ou mercadoria e engloba tanto o ISS, quanto o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

NFSe: Entenda O Que É E Como Estar Em Dia Com Essa Obrigação!

Como emitir e lançar as notas fiscais dos serviços?

A emissão e o lançamento de nota fiscal são processos que envolvem algumas etapas essenciais.

Mas, afinal, você sabe como realizá-los corretamente?

A seguir, apresentaremos os principais procedimentos:

  1. Obtenha a inscrição municipal: esse registro permite que o prestador de serviços realize as atividades no município onde a atividade será realizada. A inscrição municipal pode ser obtida diretamente na prefeitura ou no Portal do Empreendedor, no caso dos Microempreendedores Individuais (MEIs).
  2. Escolha o tipo de nota fiscal: é preciso considerar o regime tributário, a atividade exercida e o município onde o serviço é prestado. Além disso, o prestador de serviços deve escolher o tipo de nota fiscal correto para a sua situação.
  3. Emita a sua nota fiscal: com a finalidade de emitir a nota fiscal, o prestador de serviços precisa acessar o sistema da prefeitura ou da empresa credenciada, em caso de NFS-e, ou preencher um formulário impresso — NFA, RPS ou NFC. Nessa etapa, é necessário informar os dados da nota fiscal, como número, data, valor, descrição do serviço e alíquotas, entre outros.
  4. Entregue a nota fiscal ao cliente: após a emissão, o prestador deverá entregá-la ao cliente, seja por meio eletrônico ou documento impresso. A NF serve de comprovante para a prestação do serviço e recolhimento dos impostos.
  5. Registre a nota fiscal: após emitir e entregar a nota fiscal ao seu cliente, o prestador deverá registrar a NF em um sistema contábil ou fiscal. A partir disso, terá um controle mais efetivo sobre as receitas, as despesas, os impostos e as obrigações acessórias, além de facilitar a prestação de contas ao Fisco.

Diante desse cenário, que pode se tornar complexo caso o prestador de serviços não tenha o devido conhecimento, é importante buscar o auxílio de profissionais ou de uma empresa especializada.

Assim, terá as diretrizes corretas sobre como proceder para realizar a emissão e o lançamento de nota fiscal, evitando maiores problemas.

Por que uma empresa especializada facilita esse processo?

Você percebeu que os procedimentos para emissão e lançamento de nota fiscal exigem atenção e cuidado a todos os detalhes que precisam ser considerados?

Isso porque, por mais que pareça simples, nem todos os prestadores de serviços possuem o conhecimento adequado para realizar esse processo sozinho.

Contudo, buscar um profissional, ou empresa especializada, é fundamental para garantir que não ocorram erros ou falhas em meio às etapas.

Mas nós, da Contass, somos uma empresa de contabilidade que tem como objetivo tornar o crescimento e o desenvolvimento dos nossos clientes mais eficientes.

Portanto, se você presta serviços e busca evitar que as complexidades do dia a dia atrapalhem os seus resultados, entre em contato conosco e garanta o suporte adequado para a sua necessidade!

QUERO FALAR COM UM PROFISSIONAL CONTÁBIL!

5/5 - (1 vote)
Summary
Como fazer lançamento de nota fiscal de prestador de serviço
Article Name
Como fazer lançamento de nota fiscal de prestador de serviço
Description
Aprenda com nosso guia completo como fazer o lançamento de nota fiscal corretamente e evitar multas. Saiba tudo sobre essa obrigação!
Author
Publisher Name
CONTASS
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Saiba o que é necessário para abrir CNPJ de e-commerce…
Cresta Posts Box by CP