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Confira tudo sobre devolução de produto e arrependimento de compra no e-commerce
Saiba quando o consumidor tem o direito de arrependimento compra no e-commerce e se prepare para esses casos
Você, certamente, já experimentou a situação em que um cliente compra algo de sua loja online e depois pede para que seja devolvido ou cancelado. No entanto, você sabe o que a lei diz sobre isso?
Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre devolução de produto e arrependimento de compra, especialmente focalizando como ele opera em ambientes on-line, que precauções você deve tomar ao administrar uma empresa de comércio eletrônico e como cumprir a lei nestas situações.
Confira!
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Quais são os direitos do consumidor garantidos por lei?
O CDC – Código de Defesa do Consumidor – tem o intuito de proteger os direitos dos consumidores brasileiros. Se você é comerciante, deve estar familiarizado com ele.
Dentre os direitos garantidos por ela, estão a compensação por danos e prejuízos, bem como o direito de buscar um reparo, substituição ou reembolso, além do direito de devolver um produto defeituoso.
Quando o cliente tem direito ao arrependimento de compra?
O Código de Defesa do Consumidor dá ao cliente o direito de devolver o produto adquirido sem justificativa em casos de compras feitas fora de ambientes físicos.
Como funciona a lei do arrependimento de compra no e-commerce?
Há algumas coisas a considerar quando se trata de comércio eletrônico, tais como o tempo que leva para enviar itens e processar pagamentos, que tornam a devolução de itens um processo mais complexo.
Os clientes devem receber um serviço de qualidade para lidar com os problemas dos consumidores. Pode ser a diferença entre um cliente comprar ou não de você novamente se você fornecer vários canais de serviço para ajudá-los.
Para resolver problemas, você deve ser empático, transparente e rápido. Sua empresa deve estabelecer e implementar uma política de devolução para assegurar que os produtos sejam recebidos, os pedidos sejam cancelados e os reembolsos sejam emitidos em conformidade com a lei de proteção ao consumidor.
Também é importante ter em mente que os clientes não veem a lei do arrependimento como uma barreira, uma vez que sabem que é comum abandonar uma compra.
Agora é a hora de sua empresa demonstrar que tem a capacidade e o desejo de resolver os problemas de seus clientes sem fazê-los se sentirem mal. Fazendo isso, com certeza, sua audiência será fidelizada.
Como amenizar problemas com arrependimento de compra no e-commerce?
Devoluções frequentes de produtos são prejudiciais ao seu negócio, pois você não só deve manter os produtos em estoque, mas também arcar com os custos de fazê-lo.
Invista em fotos decentes e descrições completas e fiéis de sua mercadoria para reduzir as dúvidas sobre as características. Ao fazer isso, você diminuirá a probabilidade de que seus clientes solicitem um reembolso em suas compras.
Embora muitas pessoas compram mercadorias por impulso e emoção e depois se arrependam como resultado, elas não ficarão relutantes em pedir um reembolso em suas compras, porém uma mercadoria com a descrição e a imagem fiel diminui consideravelmente a devolução por insatisfação.
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