Confira tudo sobre devolução de produto e arrependimento de compra no e-commerce

Arrependimento De Compra E Devolucao Do Produto No Ecommerce Saiba Tudo Sobre Blog - Escritório de Contabilidade em Diadema - SP

Compartilhe nas redes!

Confira tudo sobre devolução de produto e arrependimento de compra no e-commerce

Saiba quando o consumidor tem o direito de arrependimento compra no e-commerce e se prepare para esses casos

Você, certamente, já experimentou a situação em que um cliente compra algo de sua loja online e depois pede para que seja devolvido ou cancelado. No entanto, você sabe o que a lei diz sobre isso? 

Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre devolução de produto e arrependimento de compra, especialmente focalizando como ele opera em ambientes on-line, que precauções você deve tomar ao administrar uma empresa de comércio eletrônico e como cumprir a lei nestas situações. 

Confira! 

Veja mais matérias relativas à gestão do seu e-commerce.

Quais são os direitos do consumidor garantidos por lei?

O CDC – Código de Defesa do Consumidor – tem o intuito de proteger os direitos dos consumidores brasileiros. Se você é comerciante, deve estar familiarizado com ele.

Dentre os direitos garantidos por ela, estão a compensação por danos e prejuízos, bem como o direito de buscar um reparo, substituição ou reembolso, além do direito de devolver um produto defeituoso. 

Quando o cliente tem direito ao arrependimento de compra?

O Código de Defesa do Consumidor dá ao cliente o direito de devolver o produto adquirido sem justificativa em casos de compras feitas fora de ambientes físicos.

Como funciona a lei do arrependimento de compra no e-commerce?

Há algumas coisas a considerar quando se trata de comércio eletrônico, tais como o tempo que leva para enviar itens e processar pagamentos, que tornam a devolução de itens um processo mais complexo. 

Os clientes devem receber um serviço de qualidade para lidar com os problemas dos consumidores. Pode ser a diferença entre um cliente comprar ou não de você novamente se você fornecer vários canais de serviço para ajudá-los. 

Para resolver problemas, você deve ser empático, transparente e rápido. Sua empresa deve estabelecer e implementar uma política de devolução para assegurar que os produtos sejam recebidos, os pedidos sejam cancelados e os reembolsos sejam emitidos em conformidade com a lei de proteção ao consumidor. 

Também é importante ter em mente que os clientes não veem a lei do arrependimento como uma barreira, uma vez que sabem que é comum abandonar uma compra. 

Agora é a hora de sua empresa demonstrar que tem a capacidade e o desejo de resolver os problemas de seus clientes sem fazê-los se sentirem mal. Fazendo isso, com certeza, sua audiência será fidelizada. 

Como amenizar problemas com arrependimento de compra no e-commerce?

Devoluções frequentes de produtos são prejudiciais ao seu negócio, pois você não só deve manter os produtos em estoque, mas também arcar com os custos de fazê-lo. 

Invista em fotos decentes e descrições completas e fiéis de sua mercadoria para reduzir as dúvidas sobre as características. Ao fazer isso, você diminuirá a probabilidade de que seus clientes solicitem um reembolso em suas compras. 

Embora muitas pessoas compram mercadorias por impulso e emoção e depois se arrependam como resultado, elas não ficarão relutantes em pedir um reembolso em suas compras, porém uma mercadoria com a descrição e a imagem fiel diminui consideravelmente a devolução por insatisfação.

Contass Contabilidade, contabilidade especializada para e-commerce!

Mantenha seu e-commerce longe de problemas relacionados aos direitos do consumidor. Estar sempre atualizado e amparado é essencial para isso, portanto entre em contato agora e saiba o que nosso time de especialistas pode fazer para te auxiliar a empreender com segurança no comércio eletrônico.

SAIBA COMO LIDAR COM OS DIREITOS DO CONSUMIDOR E PROTEJA SEU NEGÓCIO DIGITAL!

5/5 - (1 vote)
Summary
Confira tudo sobre devolução de produto e arrependimento de compra no e-commerce
Article Name
Confira tudo sobre devolução de produto e arrependimento de compra no e-commerce
Description
Saiba quando o consumidor tem o direito de arrependimento compra no e-commerce e se prepare para esses casos
Author
Publisher Name
Contass Contabilidade
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Você sabe a diferença entre lucro e faturamento? Entenda agora…
Cresta Posts Box by CP