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Conheça 4 dicas para otimizar a gestão logística em seu e-commerc
Do ponto de vista da satisfação do cliente de um e-commerce, um dos elementos-chave é se o produto é entregue como pedido e dentro do prazo. Por isso, melhorar sua logística de comércio eletrônico é essencial para garantir a satisfação do cliente
Quem trabalha em vendas digitais sabe que a concorrência é feroz. A otimização do processo deve ser incluída em toda a cadeia de vendas. Isto inclui a logística no comércio eletrônico.
Há vários pontos de compra em uma loja on-line, afinal cada um dos clientes pode fazer a compra de sua casa, e em diferentes bairros, por exemplo. Por causa disso, a gestão adequada da logística do comércio eletrônico é fundamental.
É fundamental investir na otimização de processos para alcançar resultados de qualidade. O transporte de mercadorias que os clientes compram tem um impacto direto sobre as receitas daqueles que fazem negócios on-line. Se os gargalos afetam as linhas de tempo da empresa, a insatisfação dos clientes aumenta. Como consequência, a fidelidade dos clientes e a receita diminuem.
Devido a isso, a logística deve ser otimizada no comércio eletrônico. E para facilitar esse processo, trazemos aqui 4 dicas essenciais, confira!
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Qual a importância da gestão logística para o e-commerce?
Quando se trata da experiência de compra de uma loja on-line, a logística é fundamental. As pessoas podem evitar fazer compras em uma loja se os processos de seleção, embalagem e envio dos itens forem demorados e caros.
Independentemente de seu tamanho ou posição, cada empresa deve se esforçar para oferecer o melhor serviço ao cliente. O consumidor deve se sentir confiante de que sua compra chegará em boas condições e dentro do prazo, sem encontrar problemas ou burocracia. A logística e todas as suas fases-chave, desde a aquisição até a entrega ao usuário final, devem ser consideradas importantes.
Como ganha estatura no mercado, a gestão logística melhora as vantagens competitivas, reduz as despesas, minimiza o desperdício, reduz as queixas dos clientes, auxilia no controle de estoque, previsibilidade de prazos de entrega e no excelente serviço ao cliente.
Além disso, a logística de uma loja on-line é importante porque diz respeito à organização e ao crescimento dos negócios. A logística é crucial para uma loja de comércio eletrônico porque garante que o empresário possa manter uma loja organizada que seja capaz de cumprir prazos e gerar lealdade entre os consumidores.
Como fazer uma boa gestão logística para e-commerce?
Organizar e monitorar eficientemente a logística do comércio eletrônico envolvem diversas etapas, aqui estão 4 dicas para estruturar este aspecto de sua operação!
1. Tenha uma comunicação clara, verdadeira e multicanais
Independentemente de quanto dinheiro é gasto para desenvolver excelentes procedimentos de gestão e execução de processos em logística, o comércio eletrônico ainda tem potenciais armadilhas. As equipes de relacionamento com o cliente serão cruciais nos momentos de erro, a fim de evitar a insatisfação do cliente e resolver o erro da maneira mais otimizada possível. A política de comunicação com os clientes de uma empresa, portanto, deve ser boa.
Dependendo da situação, as equipes devem sempre buscar uma solução que satisfaça as exigências do consumidor. Também estão disponíveis sistemas de comunicação automatizados que alertam automaticamente os consumidores sobre o envio de produtos e mudanças no prazo de entrega. Isto permite que o consumidor tome uma decisão informada sobre o status da entrega.
Também é fundamental determinar quando um consumidor receberá sua compra. A entrega do produto no momento correto é fundamental. Se o consumidor acredita que o produto chegará em uma determinada data, você deve certificar-se de que ele chegue. É fundamental fornecer prazos de entrega realistas para o consumidor. Embora seja importante ser antecipado sobre o prazo de entrega, também é crítico deixar uma pequena margem para eventos inesperados.
2. Estude suas demandas e faça um planejamento de vendas
A infra-estrutura deve ser capaz de se adaptar rapidamente às flutuações da demanda, a fim de evitar congestionamentos e atrasos. Isto só pode ser realizado através de um planejamento abrangente da empresa. Para planejar adequadamente, o gerente deve ser capaz de manter a empresa pronta para os momentos de baixa ou alta demanda, como o Natal, comunicando-se continuamente com os fornecedores, atualizando continuamente a infra-estrutura e treinando suas equipes. As tecnologias podem ser utilizadas para automatizar e melhorar os processos.
3. Implemente um controle de estoque efetivo
Ter um sistema eficaz de gerenciamento de estoque também é crucial para o sucesso de uma política de logística de comércio eletrônico. A entrega de um produto pode ser comprometida se seu fornecimento for limitado. Portanto, para manter uma política eficaz de gerenciamento de estoque, ela deve ser uma prioridade máxima.
Quando certos itens estão em falta ou são mais populares, eles devem ser substituídos a tempo para evitar um fracasso. Além disso, deve-se desenvolver campanhas para incentivar o consumo de itens com baixo fluxo de saída. Desta forma, você poderá evitar atrasos e problemas associados à entrega de mercadorias neste setor da empresa.
4. Monitore os produtos enviados
Sua loja online pode se beneficiar do rastreamento de mercadorias. Tanto o comprador quanto a própria empresa podem verificar o status das mercadorias em trânsito, tornando-a um grande diferencial.
Afinal, é seu trabalho garantir que o produto chegue ao seu destino. Além disso, o consumidor apreciará os serviços prestados por sua empresa e poderá retornar para fazer mais compras.
A tecnologia deve ser aliada nesse processo
A melhor estratégia para uma logística inteligente de comércio eletrônico é confiar em dados para suporte. Por exemplo, seu estoque e sua rotina de entrega serão melhores se você entender o que funciona melhor para seus clientes. A centralização de todos os dados em um sistema de gestão empresarial otimiza o processo, incluindo o inventário e o transporte de mercadorias.
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Qualquer loja virtual de comércio eletrônico que queira ganhar e reter clientes deve se concentrar na logística. Já vimos que ela inclui várias fases, todas elas interligadas. A fim de garantir uma experiência de compra agradável para seus consumidores, você deve cuidar de cada fase do fluxo logístico de sua empresa, procurando otimizar sua velocidade e custos.
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